terça-feira, 21 de setembro de 2010

Voto consciente ou...

Voto consciente ou voto com um crente?
Para a maioria dos evangélicos, voto consciente é voto com um crente. O jargão “vote consciente” já está banalizado. Eu já não entendo o que isso significa e minha cabeça quer pensar que votar consciente é não votar desmaiado. Quando um pastor diz vote consciente, está querendo dizer, não votem no PT e isso as ovelhas entendem bem. Então joelhos em terra e vote no Serra; então ore, estude a sã doutrina e vote na Marina; então ore, jejue, cante um hino e vote no Plínio...
Não tenho vergonha de dizer que estou completamente perdido e sem saber em quem votar... Tem o voto nulo que é o voto vão, que me lembra evãgélico e também, o voto em branco que é voto politicamente correto, to fora.
Meu voto será inconsciente.

Acho que é boa hora para eu falar da repugnância mesmo que tenho com essa palavra: consciência. Quer coisa mais sem sentido e vazia que um “temos que nos conscientizar...”. Num mundo em que informação é uma praga descontrolada e que alimenta todos os nossos sentidos incessantemente, todos já estão conscientes demais. Está chegando o momento em que, quando o parteiro for dar aquela tapinha para que o bebê solte o choro, este levantará o bracinho e dirá: “calma, não é preciso, já fui informado que preciso chorar, buááá...”.

O que está faltando é o consciente escorregar para o peito e virar paixão, e virar coragem, e virar ação. Digo escorregar porque supõe desequilíbrio e risco, virtudes proscritas tão ausentes nos cidadãos firmes, equilibrados e conscientes.

Depois continuo com este assunto, agora estou consciente que preciso fazer outras coisas.

3 comentários:

Anônimo disse...

pô pastor, o sr falou, falou e não me disse em quem votar... hehe.


joão ali

Angela disse...

Ótimo texto...tb acho que vou votar inconsciente...posso votar em vc?rsrsrs

wilson tonioli disse...

Opa! Pode sim Angela, prometo continuar te decepcionando.
bj