segunda-feira, 2 de julho de 2007

Palíndromos; alguma teoria

Aliás pessoal, já é hora de vcs conhecerem um pouco mais sobre a arte bestial do palíndromo.
Segundo sua classificação:

Perfeitos: aqueles cujo acento agudo ou tônico coincidem em ambas leituras.
Ex. O CID É MÉDICO; ÓPERA AR E PÓ ; A GRAMA É AMARGA
Comuns: aquele em que a acentuação é ‘desprezada’ na leitura inversa.
Ex. SÓ DADOS; O AFRO ÓRFÃO.
Líricos: quando sugere uma atmosfera poética ou remete a um sentimento.
Ex. RIR E FERIR; ÓDIO DOIDO.
Pessoais: quando faz menção de uma ou mais pessoas.Ex. Ó GOLIAS, ADIAS A SAÍDA...SAI LOGO; LEVÍ NO PSI DISPONÍVEL. MERTON NO TREM
Reticentes: aqueles que ‘pedem’ uma continuação.
Ex. E DE PÉ, PEDE (notem que é um reticente Perfeito); SAI E DIZ IDÉIAS.
Misteriosos: Também conhecidos como ‘Tudo a vê’, esses palíndromos intrigam por fazerem sentido.
Ex. SORVI LIVROS; ASSAM MASSA; O RUDE É DURO (não confundir esse último exemplo como um palíndromo Pessoal, pois Rude nesse caso é adjetivo)
Antagônicos: Não menos misteriosos, só que sugerindo antagonismo.
Ex. TUCANO NA CUT; A CARGA DA GRAÇA
Morais: esses transmitem uma moral ou um valor.Ex. ORAR É RARO; SAÍDAS SADIAS. Coloquiais: Também conhecidos como ‘Pseudos-palíndromos ou ‘Forçados’; na fonética coloquial estão corretos, mas há erro ortográfico.Ex. SÓ DÁ LOCO NO COLADOS ('colados' é o nome do grupo de jovens do Raízes) a palavra correta seria ‘louco’; O GECA CEGO.
Sensuais: Ou também ‘eróticos’. Esses primam pela malícia populesca.
Ex. SE DÁ DUAS... SAUDADES; Ó, SAI DA SAUNA A NUA SADIA...SÓ
Poliglota: os que misturam idiomas.
Ex. LIA MEU EMAIL

Vamos ficar por aqui, por enquanto. Vale lembrar que este bloguista não se responsabiliza pela eventual dependência que essa prática pode causar. Isso aqui é apenas uma demonstração de amor pela nossa língua e uma homenagem.

Wilson tonioli
Personal palíndromo trainer

Um comentário:

Volney Faustini disse...

Oi Negue

Como contrato o mestre?

Eugenio