sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Irada Terra Arretada Ri

Irada terra arretada ri: além de palíndromo, é o que me ocorre. A terra ri. Quando gargalha então, mexe com o planeta. Terremoto... Parece sádico?

Ri das teorias e explicações que dão às suas manifestações. Ri da inocência do homem que a considera amiga, aliada. A terra já não é – ou jamais foi – tão parceira assim da humanidade. Ri quando lhe fazem cócegas com foguetinhos aqui e ali. Quando lhe depilam as matas. Dá gargalhada com a lipoaspiração que faz jorrar seu sangue negro e depois, perde o fôlego de ver o mórbido tom pastel da mistura com o sangue humano brigando por aquele.

Irada a terra ri das contradições humanas e se pergunta:
Por que o ser humano só se mexe quando eu me mexo?
Mexo-me porque estou me acomodando, enquanto eles só se mexem quando são incomodados.
Reclamam das catástrofes, mas ajudam muito mais as instituições financeiras que seus iguais.
Reclamam dos paredões que esmagam crianças, mas ajudam mais em ligações aos paredões do BBB.
Reclamam do caos que provoco, mas vibram e vendem com as imagens que capturam.
Lastimam os escombros do mercado por cima de gente, mas suas leis de mercado oprimem, sufocam e aprisionam muita gente.
Rezam aos deuses e citam o apocalipse, mas não lutam o cada um por si e Deus por todos, e sim o cada deus por si e nenhum por todos.

Por isso tento ficar quietinho por aqui. Não tento agradar a terra nem a natureza. São inagradáveis. Suas investidas são indiscriminadamente severas. Se o sol nasce para todos, as enchentes também inundam todos, as erosões são por sobre todos, os furacões assopram sobre todos... Só abraçar árvore, rolar na lama, catar latinha na praia, pagar o mico-leão-dourado, não vai nos tornar amiguinhos da natureza. Nem a própria moderna eco-religião nos trará a paz com a deusa. Que ri.

Cem Reais. Cem Reais foi toda minha ajuda aos flagelados do Haiti - diz a religião cristã que não se deve proclamar uma boa ação, mas quando a boa ação parece uma gozação, acho que tudo bem. Talvez nem chegue até lá mesmo. É como se fosse um espermatozoidizinho aleijado e cego tentando chegar ao óvulo.

A hipocrisia e a covardia estão em mim como musgo em pedra de jardim. Vivem do sol e da água que reclamo para mim.

A Terra ri.
E nós choramos, por enquanto.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um palíndromo (da série, palíndromos naturais)


IRADA TERRA ARRETADA RI...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pô ética (5)

Vivem da carniça das desgraças,
os abutres que abusam de imagens
e agem nobres em suas carcaças.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

sábado, 16 de janeiro de 2010

Há ainda uma luz...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pô ética (4)

Ao vento que atrapalha os garis
de juntar da sociedade os restos,
aliam-se mídias e merdas dos Boris.

domingo, 10 de janeiro de 2010

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ca Fé com Lei te (17)


?ergunte ao ?astor

176. Um protestante tem papas na língua?
177. Qual a capital do estado de espírito?
178. O cristão antes da igreja era o pré-sal da terra?
179. Como posso ser mais que vencedores se nem gravei disco nenhum?
180. Se koinonia é a comunhão dos remidos, podemos dizer que kornonia é a comunhão dos traídos?
181. Se Barnabé era filho da consolação, Paulo era filho da paulista?
182. Que confusão fazem os que seguem o Confucionismo?
183. Ao contrário do Seicho-No-Iê, o Seicho-Yes-Iê é uma religião mais liberal?
184. Fazer apologética é defender Apolo?
185. Quem reza no terço não reza no quarto?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pô ética (3)

Habeas Corpus ao médico abusador
que de mulheres abre os corpos...
E fecha-se os olhos, e abra-se a dor.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Editora Imundo Cristão (11)

Sinopse:
Cansados de ser comuns, os Avilatares, pastores do Planeta PAdora, adquirem aviões próprios que os tornam mais poderosos.
Quando são atacados por humanos, evocam todo o poder da natureza vil, com quem mantém plena comunhão, para massacrá-los.

Vejam mais aqui; post do Pavablog.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Arte de Kseniya Simonova


A ucraniana Kseniya Simonova foi a vencedora da edição de 2009 do concurso televisivo Ukraine's Got Talent, occorido em Abril passado. Durante a sua prova, a artista realizou uma animação que evocava a participção do seu país na Segunda Guerra Mundial que foi vista com grande emoção.
Veja mais em obvious

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Melhores Dias


Eu acho o seguinte:
Os poetas e artistas sabem que existe algo por que lutar, que está aí, invisível, mas de poder avassalador para transformar a realidade. Não sabem o que é, mas sabem falar acerca disso.
A igreja sabe que essa força é exatamente o Reino de Deus, mas não sabe falar acerca dele, tampouco pregar e se entregar por ele. Triste, ela prega um Cristo sem Reino.
Eis a minha angustia como cristão.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ilútica de Ósão

Um heus de Domem.
Um cremático carente.
Uma igrente preseja.
Uma viação de adorida,
tudo ilútica de ósão...
A comunêutica terapenidade,
o podavra da palder,
a comuntos dos sanhão,
ilútica de ósão...
O louberta que livor,
a underosa poção,
a ministrura de cação,
a ilútica ósão...
Vamos farença dizer!
Vamos comigo o inimbater!
Vamos declória a vitarar!
Vamos tosse pomar!
Vamos à ilútica de ósão...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Clownbaret 3

ELENCO:
Davi de Freitas - Palhaço Xirica
Felipe Montanari - Mestre de Cerimônia-Conde Cortez
Gabriela Winter - Palhaça Jurubeba
Luizinho Beltrame - Palhaço Zezinho
Theresia Louise - Palhaça Turmalina

Esquadrilha da Risada:
Adê Teixeira –Piloto Romão
Marcelo Cozza - Piloto Joel
Mauro Pires – Piloto Catarino

Cauê Madeira - Palhaço Patrício
Françóis Moretti - Palhaço Palmilango
Maria Stein - Madame Rebite
Wilson Tonioli - Palhaço Perninha

PRODUÇÀO/DIREÇÃO GERAL:
Gabriela Winter
Design Gráfico: Myrella Tom

domingo, 6 de dezembro de 2009

Pô ética (2)

Na primeira sílaba da cueca
devias guardar toda propina,
que te empina e te faz meleca.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Farmacético

INDICAÇÕES

Para alívio das dores (de quem vende) e inflamações associadas à fadiga das pregações inflamadas. Age como neutralizador das críticas nos casos agudos de exegese noturna. Propriedades analgélicas comprovadas em pacientes expostos por longo período assentados em cadeiras desconfortáveis.

CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade a qualquer componente que lembre relações não tratadas. Não deve ser ministrado a pessoas com traumas eclesiásticos e com sintomas de neuroses para-denominacionais. Reações adversas em alguns pacientes feridos por cão pastor. Podem ocorrer reações e/ou irritações cultânias (cultos+manias), tais como erupções de palavras não apenas estranhas, mas sem sentido. Descamação no local da aplicação, contagiosa às demais áreas do “corpo”.

PRECAUÇÕES

Somente para uso interno. O uso externo só fez propagar negativamente seus valores pseudo-terapêuticos. Após aberto, manter o mais fechado possível.

“TODO MEDICAMENTO DESSE TIPO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DOS NEÓFITOS.”

“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR JÁ QUE ORAR NÃO ADIANTA MAIS.”

“NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, SINTO MAS, PROCURE ORIENTAÇÃO DE OUTRA IGREJA, E SE PERSISTIR, CAI FORA.”

“EM CASO DE INGESTÃO ACIDENTAL DECLARE: QUE AZAR!”

laboratório: verticontes

Farnacético: wilson tonioli

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pô ética

Não quero pensar em mais nada,
a não ser na ideia que a mim se ofereça,
avessa aos costumes e pelada.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

Letra sem canto

Um dia Jorge Rehder chegou pra mim e perguntou: “você não quer compor uma letra de música congregacional para eu musicar?”. Respondi que não era bom nisso, piriri, pororó e coisa e tal, só pra dar aquela valorizada. Achava mesmo, não era falsa modéstia, entretanto, prepotência é um bichinho que está dentro da gente e que começa gritar feito político ovacionado, quando alguém aperta o “on” do nosso orgulho. Então disse a ele que tentaria. Escrevi e lhe enviei. Quando me encontrou no domingo seguinte me perguntou? “Você quer que a igreja cante isso?”. O besta aqui disse, sim, não, bem, quer dizer... Mas eu pedi a ele que esquecesse aquela letra, na boa, eu escreveria outra.
Será que é isso que chamam de bom senso? Pensei. Fiquei até orgulhoso de mim mesmo. Aliás, coisa que me deixa orgulhoso é fracassar e não desistir de tentar fracassar menos na próxima.
Escrevi outra coisa. Não que fosse algo que eu não acreditasse só para conseguir a aprovação do professor, mas escrevi de dentro de outra instancia dentro do mesmo eu.
Ele deve ter gostado. Ao menos disse que estava dando muito trabalho para ele. Tem a chance também, amoroso que era, não ter tido a coragem de dizer que eu estava certo quando eu disse que não era bom nisso... Enfim, houve silencio dali em diante sobre esse assunto, silencio dos criadores, e eu respeitei.
Passados esses últimos dias, fui procurar nos meus arquivos essa letra – a primeira também - e não achei. Deve ter-se ido num desses paus que todo micro dá e nos pega sem backup.
Como tentação de pessimista eu penso que não era mesmo para sermos esse tipo de parceiros. Porém, tenho esperança de quando encontrar esse Mala – era como me referia a ele no Raízes: "dos Malas o menor "– ele me venha com a canção pronta.

domingo, 15 de novembro de 2009

Evolução Evãgélica

domingo, 8 de novembro de 2009

Jorge Rehder

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estar Tonto é Tudo

Palhaço Perninha em sua Palhestra no Clownbaret.

Estar tonto é tudo, diz um palhaço.
O palhaço não teme ser tonto. É sua vocação. Ele não está preocupado com a excelência das coisas, aliás, ele não se preocupa. Se vier uma preocupação, passa rápido, como é rápido o seu pensamento. Não o pensamento só de respostas, mas especialmente o de perguntas. O palhaço pergunta sempre e dá respostas singelas e, a primeira vista, estranhas.
O palhaço zomba do ego. Surra o ego. O ego que faz o ser humano ter vergonhas de não acertar, de não vencer, de não ser o padrão...
O palhaço aprendeu a incluir o que não é cenário e o que não é protagonista. Como uma criança ele tem uns medos sim; o da convenção, por exemplo. Por isso as imprevisibilidades para ele são bênçãos, que o fazem ser mais ele, pois rouba o cachê de tudo que viria para sabotar sua alegria e compra sorrisos e gargalhadas para distribuir àqueles que o vêem.
O palhaço não faz sucesso, apenas fracassos imperdíveis.
O palhaço vê o mundo do avesso. Mas não é avesso ao que está do avesso. Crê que pode sempre ajudar, mesmo atrapalhando. Se alguém rir, sai satisfeito.
Sabe rir com os que dão risadas e chorar com os que estão tristes.
O palhaço vê e põe graça em tudo, não por desdém, mas por compaixão.
Como muitos pensam, ele não é, por detrás da máscara, uma alma triste. Só tem o dom de absorver e espelhar a vida.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Um palíndromo (da série, palíndromos libidinosos)


ANIMA-ME SAIA ROSA DA SORAIA SEM A MINA.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Clownbaret 2

Bem, pra quem não viu o primeiro, não posso dizer que foi um sucesso, pois palhaço não faz sucesso. Palhaço faz fracassos imperdíveis.
Diga na bilheteria que é leitor do verticontes e ganhe uma graça extra.

O Espaço Urucum é um bar/pub brazuca no coração da vila madalena;
bons preços de bebidas e ótimos shows de bandas e artistas, em um espaço decorado pela arcJazz Cenografia.

sábado, 24 de outubro de 2009

A vida em quatro frascos

fonte: sei lá

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

P@po de Nerd

- Oi! Tudo normalizado?
- Tudo. E você?
- Se melhorar da pau...
- Puxa!
- Inicializei um programa com uma usuária ontem...
- Sério! E os atributos dela?
- Você precisa visualizar!
- E a plataforma é compatível com a tua?
- Sempre dá um conflito, mas faz parte...
- Tem espaço?
- Tem... Mas você só pensa na configuração externa não é?
- Pra mim o que importa é o hardware...
- Pra mim os softwares.
- Falô santo aplicativo!
- E você é um periférico chauvinista!
- Calma cara. Só quero que você conclua a instalação com sucesso...
- Nosso ambiente é tão seguro que estou pensando em pedir seu mouse em casamento.
- Pontocom pariu!
- Qual o erro?
- Nenhum... To vendo que você está rodando bem.
- É bom encerrarmos essa caixa de diálogo aqui mesmo.
- Ok. Mas se precisar de um suporte lá com a máquina...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Busca

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Só paras mulheres

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Clownbaret

Aí gente, não deixem de não deixar de ir. Tá meio em cima, mas dia 29 tem outro. Elenco:

Cauê Madeira - Palhaço Patrício
Cristiano Carvalho - Mestre de Cerimônia
Davi de Freitas - Palhaço Xirica
Felipe Montanari - Palhaço Conde Cortez
Gabriela Winter - Palhaça Jurubeba
Gilson Marostegam - Palhaço Littlefrio
Guilherme Ippolito - Palhaço Paspatur
Julia Barnabé - Palhaça Abigail
Lívia Rios - Palhaça Chica Maria
Luizinho Beltrame - Palhaço Zezinho
Theresia Louise - Palhaça Turmalina
Wilson Tonioli - Palhaço Perninha

Na técnica: Jean André - Palhaço Alê OPS

Design Gráfico: Myrella Tom

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Graças à morte, os corações se convertem


Pequena homenagem a Mercedes Sosa, "A voz da América", que se foi no último domingo. Foi-se encontrar com Violeta Parras, a grande compositora chilena, voz dos oprimidos da América do Sul por alguns anos.
Quem são hoje esses profetas que dão voz e vez a eles?


"...Graças à vida que me deu tanto
Me deu o riso e me deu o pranto
Assim eu distinguo fortuna de quebranto
Os dois materiais que formam meu canto
E o canto de vocês que é o mesmo canto
E o canto de todos que é meu próprio canto
."

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Uns palíndromos (Da série, PQP alguém me ajude!)

E LEME SÓ CAI NO MEDO DO DEMONÍACO SEM ELE.

com outra conotação:

É LEME, SÓ CAÍ NO MEDO DO DEMONÍACO SEM ELE.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

... Porém, o Último "Porém" Pertence aos Evãgélicos

Salmos:
40.17 Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; porém, hei de prosperar...

20.7 Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos no nome do Senhor; porém, não abandonaremos nossos carros e nossos cavalos...

96.5 Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus; porém, nós fazemos chover...

118.13 Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o Senhor me amparou; porém, eu estava quite com meus compromissos eclesiais...

130.4 Contigo, porém, está o perdão, para que te temam; porém, comigo está a Bíblia para que me respeitem...

Carta aos Romanos:
7.18 Porque eu sei que em mim, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo; porém, nos esforçamos para fazer com que os ‘de fora’ creiam que isso não vale para nós...

8.36,37 Fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou; porém, se não fizer nada no rebanho seremos mais que derrotados...

11.18 Não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti; porém, se cair o templo, a gente ergue de novo...

14.1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões; Porém, faça-o entender que se não mudar de opinião vai continuar fraquinho...

I Carta aos Coríntios:
2.16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo; porém, temos a mentalidade da igreja...

13.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor; porém, o melhor mesmo é o poder...

II Carta aos Coríntios:
4.8,9 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; porém, não sem transformar isso em catarse na igreja, chorando e clamando em voz alta e som de fundo...

Carta aos Colossenses:
3.10 ... no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos; porém, todos devem dar tudo de si...

3.14 ... acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição; porém, não esqueçam da oração, do jejum, do ministério, de estudar a Bíblia, de louvar, de se envolver...

I pedro:
1.25 A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente; porém, depende de nós esmiuçá-la como atuais escribas, consultando os léxicos hebraico e grego, e exaustivamente consultar os comentaristas, de preferência americanos (do norte é claro), afim de a interpretarmos aos outros...

2.25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma; porém, ouvindo a voz do bispo lá da igreja...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Preso

Não desejo mais sangrar a vida
preso num engarrafamento...
Numa lâmpada;
num elevador;
numa torre;
numa consciência;
numa igreja;
numa palavra;
num destino;
numa idéia;
numa mágoa;
num coração apertado;
num vazio...
Num eu.

Psiu!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um palíndromo (Da série, palíndromos politicamente incorretos)


AÍDA VAIA SE DA DROGARIA SAIR A GORDA DE SAIA VADIA.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Unção e outros nem sairam da fralda...

Um palíndromo


ALUNA ALÊ É FIEL À LEI... FÉ ELA ANULA.

(este é um palíndromo raro, cuja crase e acento agudo coincidem)
Raro também é encontrar humildade neste aqui.

sábado, 12 de setembro de 2009

Armando Rixa Passos Dias – da série, Curtos Contos de Cultos

Armando Rixa Passos Dias era uma provação viva. Seu ministério era promover cisões, rachas, rixas. Ministério porque levava a sério suas de-cisões na igreja. Igrejas. Muitas que passara. E em cada uma dela ministrou suas intrigas, até o ponto de se tornar insuportável a manutenção da unidade nas divididas comunidades; aí então, a divisão. Armando saía satisfeito. Achava que era oração respondida. Edificava-se. Para ele, a igreja não mais devia crescer por multiplicação (atos 6) e sim por divisão.
Preferia as igrejas maiores. Quanto maior o bolo, maior divisibilidade. Mas cumpria seu sacerdócio no anonimato - anônimo famoso para alguns – o que o resguardaria de ter que mostrar seu avesso, face interna que todos nós temos. O que de mais verdadeiro pode um cara-ter.
Fazia o tipo crítico-humilde. Dizia: "não gosto de falar nada, mas..." e sempre acabava falando. Minando terreno Santo. Nas discórdias, fazia tudo parecer o inexorável destino das incompatibilidades onde o melhor mesmo, é cada um seguir seu rumo. Oferecer a outra face, para Armando Rixa, era simples; tinha muitas.
Armando Rixa Passos Dias guardava sutilezas que poucos identificavam. Era inteligente, mas não sábio. Perspicaz, mas sem discernimento. Emotivo, contudo sem compaixão. Sempre perto e sem comunhão. Aliás, freqüentava muitas reuniões de oração e, na piedade de orar por alguém, ficava sempre por dentro de tudo o que se passava com todos. O diabo promove muitas reuniões de oração. Talvez ele soubesse disso.
Espalhando más-novas, Armando retro-alimentava entre os fiéis, um sentimento de que, porque os crentes tem tantos problemas, a igreja não está bem e porque a igreja não está bem, os crentes tem tantos problemas. E, como num laboratório, a igreja infectada, ia fazendo suas experiências, como um cientista, que desesperado por fama ou obcecado, vai matando seus ratos.
Todos empenhados e mobilizados para manter a Obra pelas obras; voláteis esforços ativistas, contra o que criam, eram forças das trevas. Quando na verdade, era tão somente a sutil cizânia de Armando Rixa Passos Dias. No entanto alimentavam-se do velho jargão, de que todos são culpados, precisamos melhorar, esquecemos do Senhor, e isso e aquilo...
É grosseiro, mas é realidade. Às vezes um só é o problema. Um Jonas, um Judas. Um Armando. Mas Armando não confessaria isso.
Um dia confessou, mas não se sabe bem para quem. E esse Quem contou que ele tivera um encontro com Deus. Sim, desses místicos encontros, fere-articulação-de-coxa. E Armando Rixa Passos Dias se feriu pra valer. Converteu-se, para falar língua mais comum. Ficou feliz. Ficou pobre. Centrou-se. Só que nunca mais freqüentou igreja alguma. E as igrejas da região viveram em paz. Ele também.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Onomatopaicos

Choco late?
Acade mia!

Buli mia?
Tera pia!

Estro pia?
Mertio late!

Poliga mia?
Vasecto mia!

Uto pia?
Re clama!

Encé falo?
Loboto mia!

Escar late?
R uiva!