quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lei de Steno


Hoje o Google homenageia um cara bem esquisito, convenhamos. Nicolaus Steno. Andou por aqui em meados do século XVII, mas só foi canonizado no final do XX. Que milagres fez não sei, mas não deixa de ser um protagonista na história. (no teatro, protagonista é o personagem que mais sofre transformação em cena). Steno largou de ser cientista para se tornar religioso. Converteu-se do Luteranismo, onde fora criado, ao catolicismo. Eis aí talvez seu maior milagre. Contudo, não é tudo, nem a coisa mais importante.

Quando na ciência, Nicolaus tinha umas pesquisas malucas. Idéias fixas em pedras e dentes de tubarão... Estudou muito anatomia e antes, muito antes do Zé Ramalho cantar que “comumente o nervo se contrai com precisão”, Nicolaus afirmou que um músculo em contração altera sua forma, mas não o seu volume. Então tá, também não sei qual a relevância nem o que significa exatamente, mas acho que podemos dizer que você não deve se sentir menor se uma hora ou outra ficar nervoso, nem muito menos você deve achar que vai ficar maior se demonstrar mais força.

Outra tese que o estranho Santo defendeu (alias naqueles tempos não se defendia teses, elas se defendiam sozinhas), e conhecida como “Lei de Steno”, é que os cristais, por mais belos que sejam, por falta de condições ideais de crescimento, são geometricamente mal formados e assimétricos (o “por mais belos que sejam” é por minha conta). Assim, também podemos no inverso concluir: por mais mal formados que sejam, são belos.

Faça um bom proveito de Nicolaus Steno.

E nesse ano não busque a perfeição da simetria, mas a exploração de si mesmo.